Eu Li: A Queda dos Cinco (The Fall of Five)

A Queda dos Cinco é o quarto livro da série Os Legados de Lorien. Se você não leu os livros anteriores, a resenha pode conter spoilers.
Vamos fazer aquele resumo básico da história. Esse livro começa mais ou menos num momento do final do livro anterior. Dessa vez, temos como narradores Sam, John (4) e Marina (7). Eu adoro essa visão múltipla porque nos permite conhecer vários aspectos da história que ficaria impossível saber se tivéssemos só um narrador. Acho até que por isso passei a gostar mais da série, por sair desse foco único – e convenhamos, Quatro as vezes é um maletinha. Então, com a Garde remanescente quase toda reunida, eles precisam treinar para a grande batalha e também encontrar o membro restante. O livro já começa com bastante ação (vem sendo assim desde o anterior) e algumas surpresas logo no inicio me deixaram tão feliz!

Fiquei surpresa com Sam como narrador porque as partes dele são realmente legais, ainda mais porque ele é o humano no meio daquele monte de aliens com superpoderes, então acho que a visão dele trás um pouco de identificação. E é surpreendente notar como Quatro - que sempre foi meio bocó - cresceu durante a série e aparece como uma figura de liderança. Dá até orgulho (aê, garotão - Sarahfeelings). Meu personagem favorito na série continua sendo o número Nove! Ele é aquele tipo sem-noção que faz antes de pensar e vive arrumando confusão, mas acho que ele é um ótimo contrassenso ao estilo líder que pensa antes de fazer de John.
- Sabe, não acho que você e seu pai sejam de verdade espiões mogadorianos ou coisa do tipo. No jantar, eu só estava bancando, hã, o advogado do diabo.
- É. obrigado.
- Quer dizer, se eu fosse um mogadoriano recrutando espiões, escolheria humanos um pouco mais fortes, entende?
- Aham - respondo, cruzando os braços. - Você não sabe mesmo em que momento de um pedido de desculpas calar a boca, não é?
Uma coisa que venho achando incrível nessa série, é como ela fica melhor a cada livro. Sei que isso pode parecer obvio, mas é fato que vemos muita série começando de forma fantástica e perdendo o gás no decorrer e acho que neste caso, é bem o contrário (que bom!). No primeiro livro, achei a ideia boa e decidi continuar acompanhando para ver onde aquilo ia dar e agora, depois de passar pelos livros anteriores, vejo que a série realmente está chegando a algum lugar. Não sei se deve-se ao fato de eu não ler muito esse tipo de leitura, mas acho que a série está indo por um caminho bem surpreendente! Eu nunca sei o que esperar de cada livro. E A Queda dos Cinco acabou virando meu livro favorito porque ver todos juntos, a interação entre eles e toda a história que ficamos conhecendo... Realmente fantástico!

Esse é o livro que nos dá uma grande visão sobre todos os acontecimentos que levaram ao fim de Lorien e também a formação da Garde e ainda assim, deixa um mega ponto de interrogação em relação a algumas coisas! Eu realmente adorei as reviravoltas (são empolgantes) e a forma que a história está sendo conduzida deixa qualquer leitor ávido por mais....

Agora, eu terminei de ler esse livro com um impulso assassino! Vocês não tem ideia do que acontece... JURO! Eu cheguei a desconfiar de algumas coisas durante a leitura, mas é impossível prever e minha vontade foi de apenas MATAR o autor! Estou ainda mais ansiosa pela continuação e não quero nem pensar no que pode conter nela - sinta o paradoxo.

Pra finalizar, vou mais uma vez citar que acho que essas traduções estão criando uma confusão! A Queda dos Cinco faz ter uma ideia bem mais assustadora do livro e não está certa. Neste caso, é um mudança tão sutil, mas esse S (transformando o DO em DOS) faz toda diferença no sentido!... Entendo que agora que eles já começaram fica difícil mudar tudo, mas só estou deixando marcado que ISSO NÃO ESTÁ CERTO e eu fico nervosa com esses títulos!

5 comentários:

  1. oi,
    eu acabei não entendo muito e li meio por cima, porque como vc disse esse é o quarto livro da série e eu não li nenhum. Eu cheguei de ver o filme na época que lançou, mas eu achei o filme bem ruimzinho, lógico que não podemos julgar um livro pelo filme kkk
    eu sempre vejo o combo com os quatro livros na submarino, um dia eu compro...
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita, ok?
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS
    http://titulosdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa. a tradução dos títulos que a Intrínseca dá para os livros da série também me incomoda demais... Tipo, são coisas TÃO simples, por que não fazer logo o certo? Qual a dificuldade nisto tudo?

    Enfim, vou enfiar a leitura de ''The Power of Six'' (sim, ainda estou vergonhosamente no segundo... Não precisa olhar assim para mim) nesta semana. Tipo, eu me lembro que até cheguei a começar ele no ano passado, mas por algum motivo eu parei. E nem me pergunte o por que. É.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca me interessei por essa série. Quis assistir o filme, mas vi muita gente falando mal e acabei nem assistindo.
    Eu gosto quando a tradução do livro é ao pé da letra e a gente não precisa ficar tentando adivinhar o nome em inglês (que geralmente é completamente diferente).

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se não entendi direito a temática desse livro, acho que é porque li antes
    dos outros três, então fiquei "boiando" na história e não entendi nada direito. rsrs
    Mas, mesmo assim amei a sua resenha, principalmente na parte do "...com um impulso assassino!" kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?