Eu Li: Para Todos os Garotos que Já Amei (To All the Boys I've Loved Before)

Eu estava curiosa por esse livro da Jenny Han desde que soube do lançamento lá fora. Além da capa muito fofa (sim), conheci a Jenny em outro trabalho (O Verão que Mudou Minha Vida) e havia gostado muito do estilo dela. Quando a Intrínseca anunciou que lançaria To All the Boys, fiquei contando os dias e agora que terminei minha leitura, vim aqui contar o que achei.

Nossa protagonista e narradora é Lara Jean Song. Lara Jean está prestes a começar o segundo ano do Ensino Médio e além disso, precisa lidar com a partida da irmã mais velha, Margot, que vai fazer faculdade na Escócia. Acontece que Lara Jean é a irmã do meio numa família sem mãe e, ao contrário do que se costuma imaginar, sempre teve uma ótima relação com a irmã, a considerando uma grande amiga. Lara Jean não está acostumada a resolver as coisas por conta própria, pois sempre teve a irmã mais velha para se apoiar. Acontece que Margot tem um namorado que toda a família ama (as irmãs e o pai) e antes de ir embora, ela acaba terminando com ele porque não quer um envolvimento enquanto está na faculdade e isso acaba abalando Lara Jean mais do que ela gostaria, ainda mais porque sempre foi amiga de Josh e agora que Margot não estará por perto, como ficará sua relação com Josh?
Ninguém consegue guardar ressentimento como a Kitty. [...] Eu nunca consigo ficar com raiva de ninguém por muito tempo, mas Kitty guarda ressentimento como se a vida dela dependesse disso.
eu também não guardo ressentimento...
A princípio, Lara Jean consegue seguir a vida normalmente, afinal, já estava na hora de aprender a se virar, mas depois que as cartas de amor que ela escreveu para todos os garotos que já amou acabam sendo enviadas para eles (#mistério), Lara Jean precisa lidar com muito mais do que as responsabilidades em casa e o novo ano letivo. Ela precisa sair da enrascada que a revelação causa na vida dos rapazes - e dela.
Eu diria que ele é normal. Parece o tipo de cara de quem se esperaria que fosse bom com computadores, o tipo de cara que chama quadrinhos de graphic novels.
#euri
O livro começa com um prefácio onde Lara Jean explica os motivos das tais cartas de amor e acho válido explicar que as cartas não são exatamente para caras que ela namorou e sim que ela acabou gostando/amando em algum momento da vida. Achei a ideia muito boa e gostei do modo como a personagem encara esses amores. Depois que as cartas são entregues e seus ex-afetos tomam conhecimento e vão tomar satisfação, Lara Jean acaba se envolvendo numa grande bagunça pra não revelar a verdade sobre tudo.
Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo.
sente a frase de impacto logo no começo!
Gostei muito de todos os personagens do livro e especialmente de como a relação entre todos eles foi desenvolvida. As três irmãs são tão diferentes, mas formam uma unidade tão legal! O pai das meninas também é memorável. Gosto quando os pais realmente participam do enredo e não estão sempre ausentes. Acho que o fato dele ser o único homem na casa com três garotas jovens torna tudo mais interessante. Também curti muito que Lara Jean (e família) adora cozinhar e o enredo fala muito sobre refeições - hahahah livro + comida, quem não ama?
— A Margot não precisa saber, não diga nada a ela!
— Quando eu falaria com ela? [...]
Eu franzo a testa.
— Odeio quando as pessoas fazem isso, quando você pede para elas guardarem segredo e, em vez de responderem sim ou não, elas dizem:"Para quem eu contaria?"
— Eu não disse "Para quem eu contaria?"!
— Só responda sim ou não, e de verdade. Não fique impondo condições a torto e a direito.
também odeio isso!
Além disso, adorei a amiga maluquinha de Lara Jean - Chris (tem que haver uma amiga little bit crazy) e fiquei apaixonada (A-PAI-XO-NA-DA #emcaixaalta) por Peter. Isso até me surpreendeu porque eu costumo gostar do mocinho-principal e quando comecei a me encantar por Peter logo-de-cara notei que eu teria problemas! Mas tenho certeza que Jenny Han fez isso de propósito porque Peter é simplesmente muito fofo e divertido e maravilhoso pra gente não virar fangirl. Fazia tempo que eu não curtia tanto um mocinho em livro!
... eu não via nada de especial em você. Muitas pessoas são bonitas. Isso não as torna interessantes, intrigantes ou legais.
Acho que eu também gostei muito do livro porque rolou uma identificação muito grande com a protagonista! Tem alguns pensamentos/ações dela que eu poderia dizer que é exatamente o que eu penso (ou já pensei quando era mais nova). Na verdade, tem alguns momentos em que a identificação foi tanta que chegava a ser assustador!

O mais interessante sobre 'Para todos os Garotos' é que ele é um livro com um plot leve, uma história bem young adult, mas tem algo de encantador e extremamente verosímil nele que nós faz ter carinho pela trama e personagens. Na verdade, consigo identificar muito o estilo da Jenny Han porque foi mais ou menos assim que me senti enquanto lia O Verão. Ela consegue fazer uma trama comum (a vida na escola/família/amigos) ficar tão emocionante que a gente acaba se apegando e querendo conhecer de verdade aqueles personagens. O final desse livro então... É pra matar qualquer pessoa de ansiedade! Apesar de deixar uma ideia do que estar por vir, o livro termina num momento muito necessário-parar-se-viver e eu ainda estou em choque porque preciso ler a continuação pra ontem!
Caramba, preciso arrumar o quarto. Não consigo encontrar nada nessa bagunça.
Finalizando com uma frase dita por Lara Jean, 
mas bem que poderia ter sido eu...

Sorteio
Em parceria com a Editora Intrínseca, o blog vai sortear um exemplar do livro. Para concorrer basta participar pelo formulário abaixo, onde você tem várias chances de ganhar. Os twetts são diários, então twitte todo dia para mais chances. O formulário estará aberto até dia 12/10 (feriado) e o sorteio será feito no dia posterior. Mais informações sobre promoções do blog você pode ler aqui.

21 comentários:

  1. Tô doida pra ler esse livro, porque achei a capa muito fofa também! E a prova que a Intrínseca liberou só me deixou mais curiosa, a protagonista parece ser bem legal mesmo. Não sabia que era uma série e apesar de eu não ter gostado de Verão tanto assim (não cumpriu minhas expectativas), tenho fé que esse livro vai ser mais minha cara.
    Beijos!
    Isa.
    Portal dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Evelyn!
    Me identifiquei com vários pontos do livro: a correspondência, porque a faço há mais de 35 anos, mesmo que não seja para meus exs..kkkk, a família, porque é bom ter os pais e irmãos presentes; e a própria história da protagonista que tem de crescer e aprender.
    O livro me parece interessantíssimo!

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. A capa e o nome do livro foram as primeiras coisas que me chamaram a atenção! depois de ler a resenha fiquei super curiosa para ler, a história parece ser muito fofa e engraçada!! Ameii. Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi, Evellyn! Menina, eu AMO esse livro. Fui ler sem muitas expectativas, de coração aberto e deu super certo. Vi muitas críticas quanto a "infantilidade" do livro e, realmente, é um livro teen no qual os personagens são bem novinhos. Mas isso foi o que me encantou no livro (além do Peter K). Acho que nunca tinha me apaixonado tanto por um personagem e rido como ri... Esse livro tem uma das minhas cenas preferidas de todos os livros que já li! Foi uma história que li numa sentada só e o desenvolvimento é tão bom, a escrita é tão boa que cenas que poderiam ser "forçadas" se tornam na verdade uma diversão que só. Jenny Hann conquistou meu coração, não tanto quanto o Peter, mas conquistou! Hahahha. Mas vai uma dica: não leia o segundo com muita expectativa, isso pode estragar um pouco a leitura.

    Beijos, muito bom conhecer seu blog!
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!

      Obrigada pela visita e comentário!
      Vou confessar que terminei o livro tão louca que fui ler o inicio do livro seguinte em inglês mesmo. Mas foi só pra matar aquela curiosidade (valeu Amazon!). Agora vou esperar a Intrínseca lançar por aqui, mas confesso que vai ser difícil manter a expectativa baixa porque eu AMEI demais esse e achei o comecinho dele bem fofo!

      bjsss

      Excluir
    2. Ai, Jesus, não quero dar nenhum spoiler sobre o livro. Mas achei que a autora tentou nos enfiar goela abaixo um drama que não vai bem com a Lara Jean, não condiz com a personagem, sabe? Não sei até onde você leu, então vou ficar quietinha! Hahaha.

      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Quero muito ler esse livro!
    Adoro escrever cartas...sim, tá fora de moda né? Mas gosto sim...
    E estou muito curiosa para ler cada carta dela e entender como ela vê esses amores e o pq que quem recebe vem tirar satisfação, já que são cartas falando de um momento lindo que é o amor, rsrsrs
    Adorei a ideia....
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da autora mas, pretendo mudar isso o mais rápido possível.
    Estou interessada nesse livro desde que falaram nele na Turnê Intrínseca.
    Gostei muito da sua resenha. Aumentou mais a minha vontade.
    Beijos e seguindo
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro até esse momento. Amei sua resenha e quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. Acho que sua resenha só fez aumentar a minha curiosidade e expectativa pelo livro :D

    ResponderExcluir
  9. Hello!
    Desde que lançou o livro Para Todos os Garotos que Já Amei que eu to de olho.
    A capa é fofa e fiquei tensa qdo li a sinopse...imaginar ter as cartas que a gente mantem em segredo sendo enviadas para os meninos...socorro!
    Gostei de saber que as três irmãs são tão diferentes e assim fazem um grupo legal.
    Que bom que vc se identificou com a protagonista, acho que isso é essencial para a gente amar ainda mais a historia.
    Beijos.

    https://fuxixiu.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Depois da sua resenha eu estou louca pra ler esse livro!!! Vamos combinar que tudo o que a Jenny Han escreve é perfeito né kkk.

    ResponderExcluir
  11. Quando soube do livro no evento da editora não sabia que ia ser tão legal como relata na resenha,já fiquei curiosa para saber de todos os amores de Lara Jean,histórias com pais e irmãos envolvidos também me deixam feliz, não tenho uma relação muito próxima com meus parentes e os livros me deixam sonhar um pouco.Não sei do outro livro mas já estou procurando também.

    ResponderExcluir
  12. A capa desse livro é muito linda e é um romance tão diferente de tudo que já li. Espero conseguir colocar na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  13. Participando e torcendo muiiito!!!!
    Quero muito ler esse livro há algum tempo já!
    kamyllanaza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Evellyn,
    Estou doida para ler esse livro, acho a capa tão atrativa.
    Quase trouxe ele, na Bienal, mas não deu.
    Então, vou tentar seu sorteio hahaha
    e-mail: jun.ana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Participando e torcendo!! Bom demais!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Participando!!!!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?