Eu Li: Vingança (Vendetta)

Vingança foi um dos livros que comprei na Bienal 2015 e estava na minha lista de desejados do Skoob, então considerei uma ótima compra - ainda mais porque paguei preço promocional. Havia me interessado pela trama ao ler a sinopse e eu realmente esperava gostar (parecia a receita do sucesso YA + família misteriosa com gatinhos italianos), mas eu juro que não esperava que esse livro fosse me surpreender TANTO!

Vingança é narrado por Sophie Gracewell. Sophie está trabalhando na lanchonete de seu pai durante o verão. O plano é que ela assuma a lanchonete após completar 18 anos, mas essa ideia não a empolga muito. Enquanto isso, ela e amiga Millie trabalham lá para juntar dinheiro. Seu tio é o responsável pela administração do local enquanto o pai está longe, mas até o tio anda meio distante. Um acontecimento no ano anterior fez com que todos os amigos de Sophie se afastassem e agora ela só conta com Millie, mas isso nem importa porque Millie é a melhor amiga que alguém poderia querer

No bairro em que Sophie vive, Cedar Hill, existe uma velha mansão abandonada que é repleta de boatos em relação a sua história: a mansão Priestly. Sophie sempre passa pela mansão quando vai para casa após o trabalho e num belo dia ela percebe que não só a casa foi restaurada como uma família acabou de se mudar pra lá, família essa que conta com jovens rapazes ítalo-americanos misteriosos. Sophie fica curiosa sobre quem são os rapazes Priestly, ainda mais porque os boatos sobre eles não são nada amigáveis. Num desses acasos da vida, Sophie acaba conhecendo dois dos rapazes, Nic e Luca, quando eles vão a lanchonete no turno dela e, mesmo com todos os avisos para que ela não se aproximasse daquela família, Sophie e Nic acabam se evolvendo. 

A narrativa desse livro é simplesmente sensacional e logo no inicio eu já fiquei dando pulinhos e gritinhos de emoção com os acontecimentos - a trama é bem ágil e o clima da narrativa colabora para a leitura rápida. Por todos os avisos e pelo que captamos, a gente logo percebe que há algo de perigoso com os irmãos Priestly, mas nem isso é o suficiente pra nos impedir de torcer por Sophie e Nic. O livro também é muito divertido e as partes onde Sophie está conhecendo a família me fizeram ter crises graves de riso - eu tenho a sensação que nem todo mundo vai achar tanta graça assim, mas o fato é que eu ria só de lembrar os comentários de Sophie - e Millie - sobre os rapazes.
— É tão difícil desviar o olhar - provocou Úrsula, alheia a raiva elevando-se da conversa deles — E veja aqueles olhos. De onde eles são?
— Do paraíso? - chutei, e nós duas rimos. Eles eram tão exóticos, tão diferentes de qualquer pessoa já vista em Cedar Hill.
O livro tem boas doses de mistério e romance e isso mantém o ritmo da leitura muito bom. Os capítulos sempre terminam de forma que você não quer parar de ler porque sempre há algo mais a descobrir. Fiquei lendo até de madrugada para conseguir achar um ponto para parar a leitura e então voltei a ler logo que acordei, porque eu precisava descobrir o que estava acontecendo. Acho que a autora soube dosar muito bem os ingredientes pra fazer uma boa trama.

Pra um livro em primeira pessoa, gostei muito de como Sophie lida com todas as coisas que descobre porque, embora a gente imagine que há algo sobre aquela família e a máfia (isso está na divulgação, não é spoiler), a gente não consegue fazer ideia de COMO tudo isso está relacionado a Sophie. E além disso, todo o mistério envolvendo os irmãos é realmente instigante. Luca, o irmão mais velho de Nic é aquele tipo de personagem que a gente tem que odiar - ele é um dos que mais interfere no relacionamento dos dois, mas ele tem participações tão fundamentais que ao final da leitura eu já estava torcendo por ele e entendendo suas motivações. Ele é um implicante e chato, mas que eu consigo defender! Nic  é apenas incrível e eu realmente não sei bem como lidar com esse tempo que precisarei ficar longe dele.
— Ignore o Luca. Isso é apenas uma tentativa malsucedida de humor. -  interrompeu Nic, lançando um olhar reprovador para o irmão em meu nome.
— E meu jeito de apontar que ela é pequena - acrescentou Luca.
— Obrigada Sherlock. Eu sei que sou pequena.
— Só estava me certificando.
— Você por acaso tem algum filtro entre o cérebro e a boca? - perguntei.
— Tento não usá-lo demais. - respondeu ele, despreocupado.
tem muita gente como Luca pelo mundo...
Os momentos finais do livro são repletos de reviravoltas e muita tensão! Eu já tinha encaixado grande parte do quebra-cabeças mas Catherine Doyle fez questão de deixar algumas cartas na manga e eu fui surpreendida em diversos momentos. Toda ação ao final do livro é muito emocionante e empolgante então eu gritei muito enquanto lia! Não estava conseguindo lidar com tanta coisa... Mas fico feliz em saber que, pelo modo como terminou, posso esperar ainda mais mistérios e reviravoltas na continuação. #vemlogo2016

Essa leitura me impressionou tanto que fiz alguns Snaps (cdevellyn) e enquanto terminava a leitura tive um surto no Twitter (segue lá) porque as coisas foram realmente TENSAS nos momentos finais e a autora foi uma super fofa em me responder! Ela disse que eu precisava ler a continuação - Inferno - e eu super concordo, mas a questão é que o livro será lançado só ano que vem lá fora e eu já estou começando uma campanha aqui pra Agir Now publicá-lo ao mesmo tempo (ou bem próximo). Sério... Que trama adolescente boa! Cheia de reviravoltas, romance, ação, drama... Preciso da continuação asap! #SangueporSangue

10 comentários:

  1. Oi, Evellyn!
    Família italiana cheia de gatinhos sempre rende uma boa história.
    Eu sou como Luca: às vezes, não tenho filtro entre o cérebro e a boca. Mas, não é de propósito.
    Adorei essa capa. E vamos fazer campanha pra publicar logo aqui
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica!! Amei o livro, li no mesmo dia, mas agora tenho que espera até ano que vem :( Ps: Que Nico o que, eu quero é Luca kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Achei o tema bem interessante e até hoje só li a sua resenha sobre o livro , pois não o conhecia. Gosto de história cheia de drama, romance, suspense e muita reviravolta. Quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Quando realmente será lançado o segundo livro por aqui ? Acabei de ler o primeiro e estou encantada rs

    ResponderExcluir
  5. Quando realmente será lançado o segundo livro por aqui ? Acabei de ler o primeiro é preciso do segundo urgente

    ResponderExcluir
  6. Quando realmente será lançado o segundo livro por aqui ? Acabei de ler o primeiro é preciso do segundo urgente

    ResponderExcluir
  7. Find government jobs current opening and notification at FindsarkariJobs.
    Sarkari Naukri Recruitment

    ResponderExcluir
  8. Hire relocation service provider for domestic relocation at Dealkare.
    Packers and Movers in Gurgaon

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?