Eu Li: Por Trás de seus Olhos (Behind Her Eyes)

Pedi Por Trás de seus Olhos para resenhar depois de receber o release da editora e ficar curiosíssima pelo que falavam nas poucas linhas. Depois fui a um evento da Intrínseca na Bienal e falaram muito bem do livro, mas sem revelar nada, então só aumentou minha curiosidade. E devo dizer que essa leitura foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Eu sabia que ia amar a trama logo depois do inicio, quando comecei a me situar na história incrível que Sarah Pinborough criou. A resenha não tem spoiler, porque neste livro você precisa chegar sem muitas informações!

Nossa trama começa de um jeito bem misterioso, com uma cena que a gente se pergunta 'pera, volta que eu não sei onde estou' mas é só não se assustar e seguir com a leitura porque aos poucos as coisas vão tomando forma e é quando a gente vai conhecendo as personagens e suas tramas individuais que tudo vai ficando melhor e a cada pagina se torna praticamente impossível parar a leitura porque esse é desses livros que a gente sente necessidade de saber o que vem a seguir, pra desvendar tudo.

O livro é construído em três tipos de narrativa. Temos Louise, uma mãe divorciada, que trabalha como secretária meio período em uma clinica particular em Londres. Numa noite, Louise vai a um bar e acaba ficando com um homem desconhecido, num momento de 'vou deixar a vida me levar'  -porque Loiuse não faz esse tipo de coisa. No dia seguinte ela vai trabalhar e descobre que o tal homem desconhecido, é seu novo chefe.Também conhecemos Adele. Adele é a esposa perfeita - ou pelo menos, ela tenta ser - mas seu casamento com David está passando por problemas. Eles se mudam para Londres numa tentativa de recomeçar e tentar acertar as coisas, mas parece que mesmo com as tentativas de Adele, David não está disposto a nova chance. Sim, é isso que você pensou: o David de Adele é o homem misterioso e novo chefe de Louise. Num desses acasos (ou não) Adele acaba conhecendo Louise - fora do ambiente corporativo - e as duas começam uma complicada amizade. Ela sabe que Louise é secretária de seu marido e, sendo nova na cidade  e querendo uma amiga para passar o tempo, ela pede para que elas mantenham essa amizade em segredo - porque não quer que o marido saiba que ela é amiga de sua secretária, embora, Adele não saiba que Louise teve um caso com David.

Eu queria mesmo falar mais sobre o livro - isso não é spoiler! - mas eu comecei a ler esse livro sabendo basicamente isso, e a verdade é que isso não é o ponto principal da trama. Isso é só o começo desse enredo super inesperado. E surpreendente.

Durante o livro eu fui criando várias teorias - e você também criará. É uma trama bem intrincada e a cada capitulo a gente vai descobrindo algo novo que pode reafirmar - ou não - o que que estamos descobrindo. Eu fui anotando tudo num caderninho porque é tanta coisa acontecendo que eu precisava saber onde e porquê eu estava chegando a certas conclusões. Mas não se engane. Apesar de ser uma trama que claramente pede para que o leitor descubra o que está se passando, a autora tem várias cartadas que deixam até o melhor Xeroque Rolmes surpreso! E isso é o que considero mais maravilhoso sobre esse livro: por melhor que sejam suas teorias, a chance de você realmente saber o que está acontecendo deve ser de 0,006 %. Eu terminei a leitura faz algum tempo e ainda nem consegui mergulhar em outra porque eu SÓ CONSIGO PENSAR em tudo que acontece nesse livro! Sabe quando você termina um livro e tem vontade de reler tudo de novo? É isso que acontece! Eu ainda nem consegui digerir bem tudo que acontece e a forma que a autora constrói é realmente sensacional.

Esse é o tipo de leitura que você faz e ao perceber a genialidade da trama fica se perguntando  'por quê não conheceu a autora antes'! Eu COM CERTEZA quero ler outras coisas da Sarah porque gostei muito do estilo e do modo que ela criou e conduziu tudo. Recomento demais a leitura! Sério, esse livro é tão genial que eu só fiquei pensando que ele tinha que virar filme (claro, dá um pouco de medo, mas ao mesmo tempo, adaptação é a chance do livro chegar a mais gente. Com o filme, mais gente conheceria e se interessaria pela leitura). A Sarah é uma autora bem reconhecida lá fora, com alguns projetos de adaptação, então, com o sucesso que Por Trás de Seus Olhos está fazendo pelo mundo todo, acho que existem chances de aparecer um filme sim. Enquanto isso, por favor, LEIAM! Eu preciso de mais gente desse livro pra conversar e fazer conspirações comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?